Araricá - Após completar apenas um ano como responsável pelo serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Araricá, a concessionária Araricá Saneamento chegou a 56% da população com água disponível para ser abastecida com água tratada pela rede pública por pelo menos cinco horas diárias, sendo nos fins de semana por no mínimo 12 horas. Desde o início da prestação do serviço de saneamento, em julho de 2023, a Araricá Saneamento já investiu quase de R$ 8 milhões na melhoria e recuperação das estruturas para prestação do serviço, fornecimento de água e tratamento de esgoto.
“Trabalhamos bastante e estamos trabalhando para universalizar o abastecimento de água em Araricá o quanto antes, revertendo um problema histórico da cidade. Para isso, temos investido pesado na identificação de vazamentos e na troca das tubulações”, salientou Gerente da Araricá Saneamento, Engenheiro Nikolas Platchek.
Ao ser iniciada a prestação de serviços pela Araricá Saneamento, em julho do ano passado, o município contava com pouco mais de 10% das residências da cidade com disponibilização de água tratada pela rede pública, totalizando apenas 1% da população sendo atendida. Além disso, a perda de água no sistema de redes do município ultrapassava 70% devido, principalmente, a grande quantidade de vazamentos e desvios ilegais, como conexões não autorizadas à rede pública (conhecidos popularmente como ‘gato’).
Cobertura
Atualmente, os bairros Da Canoa, Centro e Ideal estão com 100% de disponibilidade de água tratada pela rede pública. Já o bairro Azaleia está com 87% de disponibilidade, incluindo Loteamento Araras e Nova Avenida.
Além disso, 60%, do bairro Integração está com disponibilidade de água até o Loteamento Dom Augusto. Já 33% do bairro Emancipação tem abastecimento de água tratada pela Araricá Saneamento, o que corresponde ao Loteamento Maria Francisca.
Ainda de acordo com a concessionária, no próximo mês haverá a troca de dois quilômetros de canalização no bairro Integração devido a vazamentos identificados e estado deteriorado da rede atual. Além disso, ainda neste em agosto, o Loteamento Konrath passará a receber água tratada pela rede.
“Reiteramos a importância de os cidadãos instalarem, conforme normas vigentes, caixas d´água em suas residências, comércios e indústrias para ser mantida a reserva mínima de água nas unidades consumidoras, garantindo, então, melhor condições para o consumo”, destaca.
Histórico
O município de Araricá, situado no Vale dos Sinos, é o primeiro do RS a conceder o serviço de saneamento para a iniciativa privada após entrar em vigor, em 15 de julho de 2020, o novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece metas ambiciosas de distribuição de água e tratamento de esgoto.
Trata-se do primeiro município com menos de 30 mil habitantes do RS a conceder o serviço de saneamento para a gestão da iniciativa privada e deve receber investimentos de cerca de R$ 32 milhões nos próximos anos para universalizar os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Araricá. Hoje, no Brasil, as empresas privadas já participam com mais de 25% dos investimentos aplicados no setor.
A Lei nº 10.026/2020 - Novo Marco Legal do Saneamento, determina que até 2033 os municípios devem implementar 100% do abastecimento de água e 90% do tratamento de esgoto e a Araricá Saneamento vem mobilizando esforços para cumprir o seu papel no atingimento desta meta.